Seu Cardiologista deve ir muito além de cuidar do infarto e pressão alta.
Muitos problemas estão correlacionados com a área da cardiologia. Pressão arterial, arritmias, AVCs, problemas na Aorta, problemas Renais, como causa única em comum: o Coração.
Um grande desafio é o entendimento disso tudo, e o que chamamos de “Continuum Cardiovascular”. É a evolução da doença cardiovascular que vai evoluindo com o passar dos anos até a síndrome cárdio-renal-metabólica (ligação entre coração, rins, cérebro e metabolismo) até insuficiência cardíaca (perda da capacidade cardíaca de fazer o seu papel – bombear sangue para o corpo).
Há cenários muito específicos e diferentes para cada sexo e cada faixa etária da vida. Neste artigo por exemplo, falo um pouco mais sobre a saúde cardiovascular da mulher, e aspectos em cada etapa da sua vida.
Uma mulher jovem por exemplo, lá com seus 20 e poucos anos, ocasionalmente pode necessitar do cardiologista. Não porque ela vá infartar. Mas talvez na sua gravidez, possa vir a ter problemas de doença hipertensiva específica da gestação, pré-eclâmpsia, miocardiopatia periparto, e ser necessário acompanhamento cardiológico.
Muitos atletas ou praticantes de atividade física de forma entusiasta podem eventualmente sofrer uma morte súbita sem nunca antes ter apresentado nenhum sintoma prévio, simplesmente por nunca ter passado numa consulta de rotina.
Vale ressaltar que a avaliação sempre deve ser individualizada, baseada em exame físico, histórico e perfil de paciente.

O grande problema é que na maioria das vezes é algo subestimado. Só vamos atrás quando realmente há uma necessidade de urgência, ou depois do problema já ocorrido. O grande ponto é que quando se sente a necessidade, muitas vezes está tarde, e cuidamos do dano já feito, ou seja, já passou um pouco do ponto.

8 pontos Essenciais da Vida, para viver Melhor:
- Coma bem
- Se exercite
- Cuide da sua glicemia, cuidado com Diabetes
- Cuide do seu Peso
- Cuide com seu Colesterol
- Cuide da sua Pressão Arterial
- Pare de Fumar
- Durma bem
Tenha uma saúde melhor e aproveite a vida!
Já parou pra pensar na perda de qualidade de vida única e exclusivamente por ter deixado tudo “passar do ponto”? Seja por uma sequela de AVC, por um infarto grave que levou a insuficiência cardíaca, por uma hemodiálise por lesão dos rins, causado por hipertenssão. Acho que todos conhecemos alguém num cenário parecido.
A saúde do seu coração é um Continuo
A relação de evolução entre as doenças de base como o coração, obesidade, diabetes, sedentarismo, tabagismo, doenças dos vasos e artérias, doenças renais e cerebrovasculares é nítida e interligada.

O que o seu Cardiologista trata?
Dentre algumas funções do cardiologista, estão listados algumas das áreas de seguimento:
- Pressão alta
- Dislipidemia (controle de colesterol)
- Arritmias
- Doenças cardíacas estruturais ou “deformidades” cardíacas
- Problemas da aorta, principalmente os ramos mais iniciais
- Doença coronariana, angina, infarto
- Falta de ar, cansaço e insuficiência cardíaca
- Sono (como apneia obstrutiva do sono)
- Seguimento pós AVC (por hipertensão, diabetes, dislipidemia ou arritmias) como causa
- Avaliações pré operatórias
- Controlar fatores de risco para controlar ou barrar evolução da doença cardíaca
- Cuidados após doença cardíaca estabelecida e tentar regredir ou entregar melhor qualidade de vida
- Cuidados da saúde cardiovascular do atleta
- Sintomas de desmaio e disautonomia
Dentre as doenças, muitas estão interligadas. A soma de fatores de risco cada vez pioram a qualidade de vida do paciente, principalmente após a doença estabelecida. E há dois caminhos: prevenir ou tratar.
A narrativa de quem procura acha, ocasionalmente é verdadeira. Porém achar a tempo de tratar e evitar um problema maior, é muito melhor que só descobrir depois que complicar.

Alguns Exames relacionados à Rotina Cardiológica:
Eletrocardiograma: Usado com várias finalidades. Ter idéia sobre o estímulo cardíaco elétrico e seu caminho percorrido pelo coração. Avaliar dor torácida e infarto em andamento. Avaliar áreas de possível infarto ou lesão prévia, como “cicatrizes”.
Pode sugerir possíveis deformidades cardíacas, como Hipertrofia Ventricular e outras doenças. Avaliar arritmias. Nos nortear em algumas possíveis doenças cardíacas.

Holter: Eletrocardiograma de longa duração, podendo ser de 24h ate 07 dias. Serve para monitorar e diagnosticar arritmias, desmaios, episódios de dor torácica, acompanhar tratamentos anti-arritmicos.
MAPA: Aferição de pressão de 24h. Serve para diagnosticar com maior acurácia um paciente hipertenso estágio inicial que se mantenha dúvida do diagnóstico, para controlar o efeito do tratamento anti-hipertensivo ou para melhor definição de hipertensão do jaleco branco ou hipertensão mascarada.
As aferições são feitas automaticamente a cada 15, 20 ou 30 minutos, como pré-configurado no aparelho.

MRPA: Outra forma de aferição de pressão fora do consultório. Ao invés de aferições cíclicas a cada 15, 20 ou 30 minutos como ocorre no MAPA, esta forma faz algumas medições normalmente no período da manhã e no período da noite, por alguns dias.
Ecocardiograma: É um ultrassom do coração. Muito utilizado hoje em dia para avaliar tamanho, formato, funcionamento do coração, tanto de válvulas cardíacas quanto do músculo cardíaco.
É possível estimar com maior precisão áreas de infarto prévio, mal funcionamento cardíaco e nos guiar no tratamento da Insuficiência Cardíaca. Pode também ser útil para ajudar a guiar procedimentos cardíacos percutâneos.

Teste Ergométrico: Teste de esforço físico, seja em esteira ou em bicicleta. Possui várias finalidades, mas tenta por o paciente num cenário de desgaste ou esforço mais acentuado para ajudar a mostrar algum problema.
Muito utilizado para avaliação de dor torácica, mas também como acompanhamento de condicionamento físico, investigação de arritmias durante atividade física, preparação de reabilitação cardíaca, acompanhamento de tratamento de arritmias ou angina para liberação de prática esportiva.
É feita monitorização de pressão e traçado de eletrocardiograma durante o teste.

Cintilografia Miocárdica: Utilizada com contraste. Complementação da investigação de angina e dor torácica. Inclui teste de esforço como o ergométrico.
Pode ser utilizado de diferentes maneiras, com contrastes diferentes para avaliar isquemia (ou obstrução arterial), avaliar viabilidade muscular (pós infarto, se ainda existe múculo vivo em determinada região, com potencial de melhora pós revascularização). Útil ainda na investigação de algumas doenças cardíacas mais específicas.

Ressonância Magnética Cardíaca: Uma excelente opção para avaliar muitos aspectos de diagnóstico de doenças cardíacas, avaliar funcionamento cardíaco, avaliar funcionamento de válvulas cardíacas, avaliar áreas fibrose (cicatrizes) no músculo cardíaco, na investigação de arritmias malígnas.
Tilt Test (Teste de Inclinação): Muito utilizado na investigação de desmaios e sintomas de disautonomia. Principal função é definir sintomas de origem vasovagal, ou postural. Simula repetidamente o movimento de levantamento (simulando o deitar / levantar).

Estudo Eletrofisiológico: Muito útil na avaliação e investigação mais avançada e invasiva de arritmias. Serve tanto para diagnóstico de casos complexos, muitas vezes tentando mapear e induzir a arritmias para definição do quadro, quanto para tratamento de muitas arritmias.
Ambiente muito similar ao do cateterismo na hemodinâmica.
Cateterismo Cardíaco: Exame invasivo mais utilizado para avaliação de doença coronariana. Útil para investigar dor torácica, angina e infarto, pode ser utilizado como diagnóstico e tratamento de lesões coronarianas. Outra utilização comum é a avaliação invasiva de medidas de pressão cardíacas de cada lado do coração e pulmão.

E é muita coisa, não? Daria pra cuidar bem de tudo isso em 10 minutos?

Cardiologia em Limeira – SP
O Dr. Rafael Rosa atua em Cardiologia. Você deve ser o maior conhecedor do seu corpo e dos seus problemas, e merece ser cuidado com atenção, com tempo e carinho adequados.
Com experiência mista em urgência e emergência desde 2013, e atuando na área cardiológica desde 2019 nos setores da cardiologia, unidade de terapia intensiva cardíaca na Santa Casa de Limeira. Associado a isso, a união de equipe de saúde multidisciplinar do Instituto Evolução, trazendo o melhor dos dois mundos, da urgência e emergência ao consultório, contamos com o melhor para sua saúde cardiovascular e qualidade de vida.
Antes de deixar para amanhã o que podemos fazer hoje, lembre-se daquele tio, pai, irmão, avô, amigo, com alguma dessas complicações, que vão atrapalhar todo o restante da vida, muitas vezes sem ponto de recomeço. E não é sobre perfeição, mas é fazer o que está ao seu alcance para evitar algo irreversível, dentro do seu possível.
“Todo mundo mais cedo ou mais tarde senta-se para um banquete de consequências. Cabe a cada um saber como lidar com elas.” – Robert Louis Stevenson
Referências:
Artigo sobre Insuficiência Cardíaca
Artigo sobre Saúde Cardiovascular da Mulher
Informações de Confiança: SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia
Informações de Confiança: SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo
Cartilha SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo